Literatura

Lançamento do livro Santana Sensei resgata a história do primeiro professor e tradutor juramentado de japonês no Brasil

O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil recebe no dia 20 de novembro, às 16h, o lançamento do livro Santana Sensei, escrito pelo sociólogo e pesquisador Gustavo Taniguti. A obra reconstrói a trajetória única e emocionante de José Santana do Carmo, jovem afrodescendente baiano, autodidata, que se tornou o primeiro professor e tradutor juramentado de japonês no país, e durante toda sua vida, atuou como uma figura fundamental no relacionamento entre o Brasil e o Japão. Além do lançamento, o evento contará com uma conversa com o autor e a presença de convidados especiais.

A biografia apresenta Santana como um personagem decisivo e, ao mesmo tempo, desconhecido na história da imigração japonesa no Brasil. Nascido na Bahia, ele ingressou na comunidade nipo-brasileira no período do Pós Guerra, viveu episódios de repressão durante a ditadura Vargas e consolidou sua atuação como educador, intelectual e interlocutor entre as duas culturas. Entre os momentos marcantes de sua vida, destaca-se seu papel como intérprete do então príncipe-herdeiro Akihito, durante a visita imperial ao Brasil, em 1969.

Reconhecimento histórico

Santana Sensei amplia a compreensão e o impacto de personagens que, embora fundamentais, permanecem pouco conhecidos pela história oficial. “Eu conheço um pouco da história do Santana sensei pois ele foi um dos professores mais importantes da Aliança Cultural Brasil-Japão desde o início, trazendo a experiência de educador na rede pública. Tenho certeza que grande parte das pessoas não faz ideia da importância e do brilhantismo do Santana sensei, um educador admirável que tornou-se professor de japonês aprendendo com as famílias de imigrantes, deu aulas, traduziu poesias, acompanhou autoridades, e realizou o sonho de conhecer o Japão depois da aposentadoria. É muito bonito saber que esse livro vai mostrar toda a trajetória ao público, e vou ler com certeza!”, comenta a jornalista e pesquisadora Erika Yamauti.

Sobre o autor
Gustavo Taniguti é sociólogo e pesquisador, com doutorado e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), com apoio da FAPESP. Atuou como pesquisador visitante na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), na França. É autor do livro Imigração, política e cultura: a trajetória empresarial da Cooperativa Agrícola de Cotia (2019) e foi editor regional da revista Global Dialogue, da International Sociological Association (ISA), entre 2011 e 2023.

Seus temas de pesquisa incluem sociologia do trabalho, educação, sociologia econômica, migrações, história das ciências sociais e, especialmente, a imigração japonesa no Brasil. Em 2023, Taniguti também lançou o minidocumentário O Pelotão de Voluntários das Cerejeiras (1953–1955), resultado de sua pesquisa sobre o grupo Sakuragumi Teishintai, formado por nacionalistas japoneses atuantes em São Paulo no pós-guerra.

Erika Yamauti

Erika Yamauti

Sobre o autor

Erika Yamauti é jornalista com mais de 20 anos de experiência em comunicação, marketing e organização de eventos. Atua na comunidade nipo-brasileira desde 1998 e mantém o Amo Japão desde 2004. Especialista em cultura, planejamento de eventos, assessoria de imprensa e reportagem, conduz grandes eventos com muito amor e respeito pela cultura japonesa.

Confira mais notícias

Literatura

Escritoras se reúnem para falar sobre a literatura nikkei no Bunkyo

Em novembro, durante a Cerimônia do Prêmio Bunkyo de Literatura 2025, a Comissão de Artes Literárias do Bunkyo realiza mais
Literatura

“Amarelo Seletivo” celebra Troféu HQMIX e lança sequência “Kanpai!” na Ugra Press

No sábado, 15 de novembro, a Gibiteria Ugra, localizada na região da avenida Paulista, será palco de um encontro especial