Cultura

Escritoras se reúnem para falar sobre a literatura nikkei no Bunkyo

Em novembro, durante a Cerimônia do Prêmio Bunkyo de Literatura 2025, a Comissão de Artes Literárias do Bunkyo realiza mais uma Mesa de debates, com o tema: “Literatura Nikkei Brasileira escrita por mulheres”

Apesar de termos uma imigração que completa 120 anos em 2028, e sobretudo quando comparada a outros movimentos migratórios, a literatura nikkei brasileira ainda precisa abrir mais espaço e representatividade no cenário da literatura nacional, sobretudo aquela escrita por mulheres.

Para discutir tendências da literatura nikkei escrita por mulheres, o panorama atual e as expectativas para o futuro, a mesa de confluências literárias Brasil-Japão, mediada por Cacau Ideguchi, convida Ana Shitara, escritora, e Lailsa Ribeiro, pesquisadora, para um bate-papo que reforça e apoia essas vozes.

O evento será realizado no dia 8 de novembro (sábado), às 15h30, no Salão Nobre do Edifício Bunkyo (R. São Joaquim, 381 – Liberdade / SP), com entrada gratuita.


Palestrantes:

– Cacau Ideguchi: Mediação

Sobre: Pesquisadora e docente especializada em cinema e cultura japonesa, com formação multidisciplinar que inclui mestrado em letras (ênfase em cultura japonesa), MBA em história da arte, especialização em jornalismo cultural e bacharelado em jornalismo (2011).

Atualmente ministra cursos livres e foi palestrante convidada em instituições como USP, UNESP e UNIFESP, além de desenvolver projetos curatoriais e de mediação cultural. É produtora de conteúdo na plataforma online Japoni e recentemente esteve no Japão pesquisando cinema com bolsa concedida pela Ishibashi Foundation.


– Lailsa Ribeiro:

Sobre: Professora no curso de letras língua portuguesa do campus avançado de Patu (UERN). Atua na área de teoria da literatura e literatura brasileira de língua portuguesa. Desenvolve pesquisa sobre literatura brasileira contemporânea e literatura de autoria feminina, especialmente escritoras nipo-brasileiras.

É doutora e mestra pelo programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/ UFPB). integrante dos grupos de pesquisa: grupo de pesquisa em ensino, literatura e linguagem (GELIN/UERN) e grupo de estudos Okinawanos (GEOKI/USP).


– Ana Shitara:

Sobre: Professora de língua e literatura francesa e portuguesa. Autora do livro de contos “Revoada” (Ed. Folheando) e dos romances “Sob o sol a pino” e “Hoje”, ambos publicados pela Editora Patuá, é mestre em educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Junto à outras escritoras nipo-brasileiras, já participou de várias rodas de conversa sobre os rumos da nossa literatura, incluindo eventos como a semana de estudos japoneses na FFLCH-USP, Flip em Paraty, Festival do Japão e Bunka Matsuri.


Serviço

Ministério da Cultura e Bunkyo Apresentam:
MESA DE DEBATES: “Literatura Nikkei Brasileira escrita por mulheres”

Data: 8 de novembro de 2025 às 15h30
Local: Salão Nobre do Bunkyo
R. São Joaquim, 381 – Liberdade/SP
Estacionamento terceirizado na R. Galvão Bueno, 540

ENTRADA FRANCA

Apoio: Fundação Kunito Miyasaka
Realização: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, Comissão de Artes Literárias

Erika Yamauti

Erika Yamauti

Sobre o autor

Erika Yamauti é jornalista com mais de 20 anos de experiência em comunicação, marketing e organização de eventos. Atua na comunidade nipo-brasileira desde 1998 e mantém o Amo Japão desde 2004. Especialista em cultura, planejamento de eventos, assessoria de imprensa e reportagem, conduz grandes eventos com muito amor e respeito pela cultura japonesa.

Confira mais notícias

Cultura

Japão é destaque na 14ª Bienal Sesc de Dança com team chiipro

Começa no dia 25/09 e vai até 05/10 a 14ª Bienal Sesc de Dança, na cidade de Campinas, que será
Cultura

Bunkyo celebra diversidade cultural na 52ª edição do Festival de Danças Folclóricas Internacionais

19 países, 700 dançarinos, em um só palco. Evento reúne representantes de grupos folclóricos para um festival de dança, música,