Em comemoração aos 130 Anos de Amizade Brasil-Japão, a Fundação Japão, em parceria com o Sesc SP, realiza a exposição “Antípodas: tão distantes, tão próximos“. A mostra coletiva, que destaca a produção de uma nova geração de artistas japoneses de arte midiática, apresenta obras que celebram e refletem sobre a profunda conexão histórica entre as duas nações. A curadoria é de Tomoe Moriyama, renomada curadora do Museu de Arte Contemporânea de Tóquio.
O título faz referência à distância geográfica entre os dois países – que estão em pontos quase diametralmente opostos no globo. Partindo desse contraste, a mostra explora como os laços históricos e culturais superam a separação física. As instalações apresentadas utilizam a tecnologia de forma interativa e colaborativa, abordando fenômenos e temas comuns ao Brasil e ao Japão, com o objetivo de apresentar novas perspectivas e fomentar o entendimento.
A coletiva reúne cerca de doze grupos e artistas participantes, como Akinori Goto, Yoichi Ochiai, Jun Fujiki e o FUTURE LIFE FACTORY, Design Division da Panasonic Corporation. Os trabalhos exploram uma diversidade de expressões que incluem texto, ilusões de ótica, corpo, espaço e dispositivos tecnológicos. As criações refletem a vanguarda da arte midiática japonesa contemporânea.
Exposição: “Antípodas: tão distantes, tão próximos”
- Local: Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 / São Paulo – SP) – até 25/01/26
- Horário de Funcionamento:
- Terça a sexta: das 10h às 20h
- Sábados, domingos e feriados: das 10h às 18h
- Fechado: Segundas-feiras e nos dias 24, 25 e 31/12/2025 e 01/01/2026.
- https://fjsp.org.br/agenda/exposicao-antipodas/










