A Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil divulga a abertura das inscrições para o 40º Concurso Literário Yoshio Takemoto, um dos mais tradicionais concursos de literatura nipo-brasileira. A edição de 2026 contempla as quatro categorias em língua portuguesa: Haicai, Poesia, Conto e Crônica.
O tema escolhido para esta edição do concurso é “Matsuri: Celebrações”, em homenagem aos 60 anos da Nikkei Bungaku, que serão completados em 2026. A proposta não se limita aos festivais japoneses; os textos podem abordar momentos festivos, celebrações ou vivências que expressam o espírito comemorativo. As inscrições estão abertas até 20 de janeiro de 2026. O regulamento completo pode ser consultado no site oficial: www.nikkeibungaku.com.br/yoshiotakemoto.
“Participei como jurada na 39º edição do concurso na categoria de contos, e fiquei muito impressionada com a qualidade e a criatividade dos trabalhos apresentados, com o tema do ipê e da cerejeira, passando pelas histórias de família, memórias, contos infantis, crônicas do dia a dia, temas de terror e fantasia. Passei semanas lendo e admirando o trabalho dos participantes e lembro que foi muito difícil chegarmos ao resultado final”, recorda a jornalista e pesquisadora Erika Yamauti.
Sobre a associação
Fundada em 1966, a Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos dedicada à promoção da literatura e da poesia japonesa no Brasil. Criada por Teeti Suzuki, Yoshio Takemoto e outros colaboradores, a então Associação Colônia Bungaku buscava incentivar escritores e leitores dentro da comunidade nipo-brasileira.
Desde seu início, publicou a revista Colônia Bungaku e, posteriormente, diversas coletâneas literárias em japonês, como as três edições de Colônia Shosetsu Senshu, lançadas entre 1975 e 1977. Nos últimos anos, a associação passou a ampliar suas ações também para produções em língua portuguesa, visando integrar ainda mais a sociedade brasileira e nipo-brasileira e valorizar as artes literárias em múltiplas expressões, e atualmente é presidida pelo escritor e editor André Kondo. Saiba mais em www.nikkeibungaku.com.br.










